• 1)    Faça um acompanhamento de consultas no dentista. Mesmo que não haja problema bucal, é necessário fazer uma visita ao dentista pelo menos duas vezes por ano, pois alguns problemas nos dentes podem não ser visíveis num primeiro momento, mas causar grande incômodo após certo tempo.
    • 2)    Fazer escovação bucal enquanto faz outras atividades, como assistir TV ou jogar videogames pode ser fatal para saúde bucal. Ninguém consegue fazer uma atividade tão importante quanto higienizar a boca enquanto está distraído, por isso, essa é a hora de focar em uma coisa só.
    • 3)    As escovas podem esconder grande quantidade de bactérias responsáveis por infecções e caries, por isso, mantenha a sua escova sempre muito bem limpa, deixando-a que seque após o uso. Além disso ela deve ser trocada de tempos em tempos, o ideal é que seja, após três meses de uso, descartada e trocada por uma nova.
    • 4)    Alimentos muito escuros, como café, chocolate, vinho tinto, molho vermelho, entre outros, acabam por prejudicar os esmaltes dos dentes a longo prazo, criando manchas e amarelados no seu sorriso. Entretanto, não é necessário cortá-los totalmente da sua dieta, uma simples redução na quantidade que consumo já basta para se prevenir, e, é claro, lembrar de fazer escovação sempre que ingeri-los.
    • 5)    O cigarro faz mal a diversas partes do corpo e os dentes não são diferentes, sendo muito afetados por ele. O tabaco é uma das maiores causas de doenças bucais, como retração de gengiva e perda óssea e dental. Por isso, para dentes saudáveis é proibido o uso dos cigarros.
    • 6)    Os palitos de dent são frequentemente usados como substitutos do fio dental, mas essa é uma prática muito ruim. Com uso excessivo, eles podem machucar as gengivas, e não são capazes de substituir a eficiência no fio dental em limpar o espaço entre os dentes.
    • 7)    Não abuse dos clareadores! Por mais que o intuito seja deixar os dentes mais brancos, com o uso muito frequentes, estes produtos podem danificar o esmalte dos dentes, e o tom branco dura pouco tempo, sendo substituído pouco tempo depois por um tom amarelado.
    • 8)    Beber bastante água é fundamental para saúde bucal. Ela pode deixar os seus dentes mais fortes, além de remover vestígios de ácidos e açúcares. Por isso, se quer manter os dentes bonitos e saudáveis, a água é essencial.