VITAMINA C

o sangramento das gengivas e a diminuição da massa óssea, o que pode levar a

perda dos dentes. Está muito presente nas frutas como a laranja, kiwi, limão,

abacaxi e acerola, e vegetais como brócolis e espinafre. Mas cuidado com os

alimentos muito ácidos, como a laranja e o abacaxi, pois podem desmineralizar o

esmalte do dente, deixando-o poroso. Tome sucos com canudinho ou faça bochecho

com água após a ingestão dessas frutas.



VITAMINA D

A vitamina D tem como principal papel o aumento da absorção dos minerais de

cálcio e fósforo pelo intestino, principais elementos na formação dos dentes.

Também contribui para fixação do cálcio nas bases ósseas e nos dentes. É

encontrada principalmente no atum, sardinha, ovo e carne bovina. Pode ser

adquirido em maiores quantidades pela exposição ao sol por pelo menos 15 a 20

minutos por dia, desde que em horários saudáveis (até às 10 horas da manhã e

após as 16 horas).



VITAMINA K

A vitamina K é responsável pela coagulação sanguínea e pela síntese de

proteínas do plasma do sangue, rins e tecidos. Como os dentes também são

tecidos, têm papel importante no fortalecimento deles. A vitamina K pode ser

encontrada no fígado, nos laticínios, em frutas (em maiores quantidades nas

cascas), nos óleos e gorduras.



FIBRAS

Alimentos ricos em fibras contribuem para a saúde gastrointestinal e sua

mastigação pode promover a limpeza dos dentes devido ao atrito em contato com

eles, evitando a formação de placa bacteriana. Além disso, frutas fibrosas como

maçã e pera podem substituir doces açucarados, responsáveis pelas cáries.



ÁGUA

Além de ser essencial para o organismo, ingerir água constantemente ajuda na

manutenção e limpeza dos dentes, pois remove o excesso de açúcar e resíduos de

comida, além de, em muitas cidades grandes, ser fluoretada, portanto

contribuindo para aumentar a força e resistência do esmalte dos dentes.



CÁLCIO

O cálcio é fonte primária da formação dos dentes, portanto essencial em níveis

adequados para garantir nutrientes e saúde a eles. Pode ser encontrado em

alimentos laticínios como o leite e queijos ou em folhas verdes escuras, como a

couve.



Por fim, evite alimentos muito doces ou muito ácidos, pois eles atacam os

dentes ou podem causar o aumento das atividades das bactérias, podendo causar

cáries ou desgaste do esmalte do dente.

CONSUTE SEU DENTISTA REGULARMENTE