Julho Verde promove conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Câncer de cabeça e pescoço. O que é?

julho verde campanha

Julho Verde

 

Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer. Os cânceres de cavidade oral e laringe são um dos tumores mais comuns dessa região, e mais de 60% deles ocorrem na glote.

ANATOMIA

Consideramos tumores de cabeça e pescoço aqueles que se originam nas seguintes estruturas anatômicas

Cavidade oral
Inclui lábios, língua, assoalho da boca e palato – que se divide em mole e duro –, mais conhecido como céu da boca;

Seios da face
Maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais;

  1. As três porções da faringe
    Nasofaringe (atrás da cavidade nasal), orofaringe (onde se encontra a amígdala e a base da língua) e hipofaringe (porção final da faringe, junto ao início do esôfago);
  2. As três porções da laringe
  3. Supraglote, glote e subglote;

Outras estruturas
Glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região e a glândula tireoide (que será discutida em outro capítulo).

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Em suas fases iniciais, o câncer de cabeça e pescoço costuma ter crescimento lento. Pode se instalar já como lesão maligna ou se originar a partir de lesões pré-malignas (leucoplasias e eritroplasias). Com o crescimento, o tumor primário invade os tecidos da vizinhança .
Nas fases mais avançadas suas células podem migrar para os linfonodos cervicais e cair na circulação sanguínea, atingindo órgãos distantes: pulmões, fígado, ossos etc.
Os tumores que crescem nesses locais são constituídos pelas células do órgão que lhes deu origem e devem ser tratados como tais.

TIPOS DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Carcinoma epidermoide

É o tipo mais comum, responsável por mais de 90% dos casos, e também o que guarda relação mais clara com o fumo e o álcool. Origina-se nas células que recobrem a mucosa de toda a região da cabeça e do pescoço.

Carcinoma adenoide cístico e carcinoma muco epidermoide

São responsáveis pela maioria dos tumores das glândulas salivares.

Tipos mais raros
Os demais 5% incluem tipos bem mais raros: sarcomas, linfomas e adenocarcinomas.

Julho Verde – Prevenção

Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço?

Boa higiene bucal

Escovar bem os dentes, ter próteses dentárias bem ajustadas e o acompanhamento regular de um dentista é muito importante pois assim provavelmente  poderá ser detectado precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral, a prevenção é muito importante.

Tabagismo
Não fumar charuto, cachimbo, cigarro ou derivados é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.

Álcool
Evitar o uso de bebidas alcoólicas é outro método preventivo efetivo muito importante.

Dieta
Uma dieta balanceada, a base de vegetais como cenoura, abóbora, espinafre, couve, batata doce e frutas como mamão – todas essas ricas em beta-caroteno. Um bom consumo de proteínas e minerais também é um fator preventivo.

Cuidados na exposição solar
Usar protetor solar, boné, chapéu ou outro tipo de proteção quando ficar exposto ao sol, prevenindo desta maneira, o surgimento do câncer de pele na face, couro cabeludo e pescoço.

 

A Amo Odontologia apóia e incentiva a Campanha Julho Verde

 

Leia também – 12 maus hábitos que estragam seus dentes

Siga-nos também no Facebook