Próteses Dentárias – 9 Curiosidades que Você Precisa Saber!

Próteses Dentárias, o que são

Prótese dentária – Amo Odontologia

Com certeza você já ouviu falar que o seu sorriso é seu cartão de visitas. Isso porque os dentes bem cuidados e branquinhos causam boa impressão em qualquer situação. Mas e aquelas pessoas que sofreram a perda de dentes?
Hoje em dia não há problemas, para isso existem as próteses dentárias.

Separamos 9 curiosidades para que você se sinta mais seguro para usar  próteses dentárias.

 

 

 

1.O que são Próteses Dentárias móveis ?É removível, então a limpeza ocorre fora da boca. O custo também é menor. A desvantagem é que pode prejudicar a segurança social e obter menor potência mastigatória. Como o osso não é estimulado pelos dentes, há a reabsorção da estrutura óssea. Por conta disso, em alguns casos a pessoa pode ter dor.

2. O que são Próteses Dentárias fixas ?
É fixa, dá mais confiança para quem a usa e é mais barata que um implante. A desvantagem é que o profissional precisa desgastar outros dentes para que sirvam de pilar. Este é um custo biológico muito elevado, pois mexe com a estrutura de um dente saudável.

3. Com as Próteses Dentárias, a fala e a mastigação ficam prejudicadas ?
É comum ter um pouco de dificuldade no começo, durante a fase de adaptação. Mas não há com o que se preocupar, pois tanto a pronúncia como a capacidade de mastigar alimentos tendem a se normalizar depois de algumas semanas.

4. Alimentos mais consistentes deverão ficar fora do cardápio ?
Isso não é totalmente verdade, apenas é preciso tomar certos cuidados. É importante evitar morder o alimento com o dente da frente, pois isso pode causar dor e acelerar a perda óssea.

5. Com as Prótese Dentárias iguais, meu sorriso será igual ao de qualquer pessoa que também utiliza.
As próteses são feitas sob medida para cada paciente. Ou seja, elas são feitas a partir da soldagem que proporciona a reprodução da cavidade bucal de cada paciente, e elaboradas com dentes disponíveis em diferentes tonalidades, formatos e tamanhos que são adaptados exatamente para sua boca. Então, não é possível existir sorrisos iguais.

6. Com as Prótese Dentárias, não precisarei nunca mais ir ao dentista ?
Precisará sim, afinal a estrutura óssea da boca muda constantemente demandando ajustes na prótese para que ela se mantenha bem presa. Para evitar problemas, é preciso realizar manutenções periódicas.

7. As Prótese Dentárias duram para sempre ?
Apesar de serem bastante resistentes para aguentar as demandas diárias, as próteses não são inquebráveis. O tempo médio que podem durar varia entre cinco e oito anos.

8. Posso usar cremes dentais comuns para higienização das próteses ?
As próteses são mais macias que dentes naturais. Cremes dentais comuns possuem agentes abrasivos capazes de fazer arranhões microscópicos.Por isso, a importância de produtos específicos para próteses.

9. È possível perceber quando uma pessoa está usando Prótese Dentárias ?
Isso só acontece quando a prótese tem um aspecto pouco natural ou precisa de ajustes. Por isso é importante o cuidado com a manutenção e higienização da peça.

 

Próteses Dentárias na Amo Odontologia Tipos de Próteses Dentárias Orientações para utilização de Prótese Dentária Amo Odontologia - Próteses Dentárias