Saúde Bucal na 3º Idade

Confira como cuidar da saúde bucal na terceira idade

Saúde Bucal na Terceira Idade

Envelhecer é um processo natural, perder os dentes não! Juntamos informações para você nessa fase.
Conforme envelhecemos, nossa saúde necessita de mais atenção, em especial a saúde bucal. Um belo sorriso será sempre nosso melhor cartão de visitas, mas para mantê-lo na terceira idade precisamos cuidar de algumas atitudes indispensáveis.

GERAR SALIVA PODE SALVAR SEU SORRISO

Pessoas mais velhas costumam se queixar de sentir a boca seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Beber muita água ou mascar chiclete pode ajudar a combater os sintomas, mas se não for tratado, o problema pode prejudicar seus dentes. Seu dentista é a melhor pessoa para recomendar o melhor tratamento.

CUIDE BEM DA SUA GENGIVA

Infelizmente, a gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades, mas para aquelas que já passaram de 40 anos ela pode se tornar agravante por conta de vários fatores como a má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas, estresse, fumo e alguns medicamentos que podem influenciar estes problemas.

A SENSIBILIDADE PODE AUMENTAR COM A IDADE

Nessa fase é comum seus dentes ficarem mais sensíveis. Com o passar do tempo a gengiva vai se deslocando para cima fazendo com que a raiz dos nossos dentes, que não possuem a proteção do esmalte, fiquem expostas. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos quentes, frios e doces. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, experimente um creme dental apropriado. Se o problema persistir, é melhor consultar o dentista, já que esta sensibilidade pode indicar a existência de cáries ou dente fraturado.

ESCOVAR, SEMPRE

Usando ou não a prótese dentária, é muito importante realizar uma boa escovação todos os dias após as refeições. O uso de fio dental e enxaguante bucal vale para todo mundo, incluindo quem faz uso de um prótese removível.

CAPRICHE NA HIGIENE DA SUA PRÓTESE

Algumas pessoas têm dúvidas de como realizar a higiene correta da prótese. Mas a verdade é que apesar de ser um processo que requer muito cuidado e paciência, não tem segredo algum.

– Enxágue bem a prótese para remover todos os resíduos alimentares;
– Escove a prótese com sabonete neutro. É isso mesmo! O uso de creme dental na prótese pode danificar o material. O profissional ainda acrescenta uma dica. “Existe uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses que pode auxiliar a pessoa nesse processo”.
– Prefira uma escova com cerdas macias ou uma escova especial para limpar próteses.
– E para garantir um hálito fresco, finalize escovando a língua e o céu da boca com o seu creme dental preferido.

NÃO GUARDE O SEU SORRISO EM QUALQUER LUGAR

Na hora de dormir é importante deixar sua prótese em um lugar seguro e úmido. Ela não pode de forma alguma secar. “Quando não estiver usando, o ideal é colocá-la em um recipiente com uma solução de limpeza própria para próteses ou com água pura e fresca”

 

Gostou do artigo?
Siga a Amo Odontologia também no Facebook e acompanhe nossas dicas.