A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a autoestima e a satisfação com o corpo, tanto que muitos dos tratamentos odontológicos são considerados estéticos. As modernas restaurações de resina, por exemplo, são praticamente invisíveis quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas que podem ter a cor dos dentes originais.

Clareamento Dentário

Clareamento com Moldeira: uma moldeira de silicone será feita a partir dos seus dentes. Coloca-se um gel clareador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Muitos pacientes usam suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir. Uma mudança significativa no clareamento é percebida em 1 ou 2 semanas. Esse tratamento é realizado em casa.

Clareamento a Laser: outra alternativa é a realização do clareamento no próprio consultório através do laser, essa é a técnica mais rápida e eficiente usada atualmente. Em apenas algumas sessões o paciente já percebe a diferença. Na nossa clínica possuímos todo o equipamento necessário com profissionais altamente capacitados.

Vantagens: Esses modernos sistemas de clareamento dental geram resultados bem efetivos.

Desvantagens: Há ocasiões em que o paciente apresenta aumento de sensibilidade nos dentes.

Alternativas: Em certas situações, os dentes podem estar muito manchados a ponto do clareamento não fazer efeito. Nesses casos, as facetas ou coroas de porcelana são mais indicadas.

Facetas de Resina

Restaurar dentes fraturados ou preencher espaços entre dentes.

O Problema: Espaços entre dentes da frente, pequenas fraturas nos dentes, dentes amarelados ou manchados

O Tratamento: Resina é um material branco que pode ser colorido de acordo com seus dentes naturais. Esse material é aplicado no seu dente e esculpido para cobrir ou substituir a área com problema. O material é então endurecido com um aparelho fotopolimerizador.

Vantagens:  Quando bem aplicado e esculpido, a resina possibilita um sorriso bonito e natural.

Desvantagens: A resina é inicialmente mais barata do que a porcelana, mas a resina tende a quebrar ou descolorir em alguns anos e deve ser substituída. Por essa razão, as restaurações de porcelana possuem geralmente uma melhor relação de custo-benefício no longo prazo.

Alternativas:  Laminados de porcelana ou coroas são excelentes alternativas de longo prazo.

Cirurgia Plástica Periodontal

Visa corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. Os defeitos que mais incomodam os pacientes são retrações gengivais, alterações de papilas interdentais, perdas de altura e espessura em áreas que foram submetidas a extrações e tecidos moles insatisfatórios ao redor dos implantes.

Quando são indicadas e quais os requisitos para poder submeter-se a uma cirurgia plástica?

A indicação principal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Como requisito obrigatório, exige-se saúde bucal. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.