Odontopediatria

A Odontopediatria tem como objetivo preservar a dentição decídua, pois ela é importante para o desenvolvimento da face, uma vez que o alvéolo existe em função do dente e uma vez perdido o dente o espaço se fecha dificultando o nascimento dos dentes permanentes
A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala e traz equilíbrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais.
Os dentes decíduos são importantes também na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança, assim so cuidados com crianças são muito distintos dos adultos, elas requerem mais tempo, ambiente, distração e psicologia e a odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, e tem como objetivo preservar a dentição decídua.
O Dente decíduo, conhecido popularmente como dente de leite, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante a ontogenia de humanos e outros mamíferos.
A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala, e traz equilíbrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais, geralmente, o primeiro dente decíduo irrompe entre os quatro e dez meses de idade, e todos os dentes decíduos estão presentes na cavidade bucal por volta dos 30 meses de idade.
Geralmente os primeiros dentes a aparecer são os incisivos centrais (6 a 8 meses) e incisivos laterais (7 a 8 meses). Depois, aparecem os primeiros molares (12 a 14 meses), caninos (16 a 20 meses) e segundos molares (20 a 30 meses). Ao fim desta fase, a criança deve apresentar um total de 20 dentes.
Os dentes de leite são importantes porque mantêm o espaço apropriado para a erupção dos dentes permanentes. Se um dente de leite cai antes da hora, o espaço fecha-se e o dente permanente pode não nascer.
O momento ideal para procurar um ortodontista pela primeira vez é aos 5 ou 6 anos de idade. E lembre-se, o acompanhamento de um profissional é fundamental para evitar futuros problemas bucais!


