Com a chegada do Outono e inverno temos a tendência a consumir mais chás, cafés mais encorpados, Vinhos tintos e outras bebidas e alimentos que são “inimigos” dos dentes brancos”
Os pigmentos dessas bebidas mancham os dentes e podem comprometer tratamentos para branquear o sorriso.
10 principais escurecedores dos dentes

- Café preto
- Chá preto
- Vinho tinto
- Quentão
- Refrigerantes à base de cola
- Beterraba
- Açaí
- Chimarrão
- Cigarro
Mas vamos com calma, você não precisa deixar de consumir esses produtos bem na melhor época para consumi-los. Basta ficar atentos a alguns hábitos pois habitualmente, os pigmentos de bebidas e alimentos causam as manchas extrínsecas que são superficiais e que podem ser retiradas com escovação ou mesmo uma limpeza mais profunda no consultório do dentista.
Já nas intrínsecas, há um processo de alteração da estrutura da dentina e/ou esmalte que permitem que a mancha seja mais profunda.
O café, tomado sem açúcar ou com adoçante, só suja superficialmente os dentes, já o café com açúcar promove descalcificação pelo acúmulo de placa e mancha mais. Além do açúcar, a acidez também prejudica os dentes. O vinho tinto, por exemplo, escurece os dentes, mas bebidas com pouco corante também causam grande erosão nos dentes por serem mais ácidas.
Também é básico cuidar da limpeza bucal e conter o consumo de alguns alimentos. “Aconselha-se o uso de canudos ao tomar alimentos ácidos, para que o dente tenha menor proximidade com substâncias que podem danificá-lo e após a ingestão deve-se lavar a boca com água pura para neutralizar o pH da saliva.