Odontologia para bebês

Contrariando o que muitos acreditam, a acertativa atual é que quanto antes for a primeira consulta odontológica da criança, mais cedo medidas promocionais vão sendo implementadas e menor será a possibilidade desta criança vir a desenvolver alterações bucais. O tratamento preventivo precoce reduz em 90% a necessidade de tratamento curativo no futuro.
A prevenção das cáries em bebês se inicia com a educação dos pais e a implementação precoce da prática preventiva.
A higiene da boca deve ser feita antes mesmo do nascimento dos dentes de leite. Após cada mamada ou refeição, limpe a boca do bebê com gaze ou fralda umedecida. Além de estar preparando o ambiente oral para o surgimento dos dentes decíduos, você estará cultivando na criança bons hábitos de higiene oral.
O nascimento dos primeiros dentes ocorre por volta dos 6 meses. Quando os dentesestão prontos para romper a gengiva, o bebê pode apresentar salivação aumentada, fica irritado, inquieto e leva as mãozinhas à boca. Febre e diarréia também podem ser observados. Você pode dar-lhe algum alívio oferecendo-lhe um mordedor de borracha.
Tão logo apareça o primeiro dentinho, a higienização oral deve ser realizada com uma escova dental pequena de cerdas macias. Devemos tomar cuidado com o creme dental fluoretado devido ao risco de intoxicação.